10 de março de 2015

O Vórtice Fantástico

O Vórtice Fantástico é um projeto cujo objetivo é criar grupos de leitura e discussão de obras fantásticas, sejam elas de ficção científica, fantasia ou terror, em todo o território nacional. Idealizado por Raquel Moritz e Bruna Miranda, o Vórtice tem grupos se reunindo regularmente em várias capitais do país, uma delas sendo a capital onde resido, Campo Grande, MS. A Raquel é responsável pelo blog Pipoca Musical e atualmente cuida do Vórtice em Blumenau, a Bruna tem um vlog com resenhas literárias e outras dicas e cuida do grupo em São Paulo, capital, essas foram as duas primeiras cidades onde o projeto começou e acabou se espalhando. É graças ao esforço delas que o Vórtice ganhou várias cidades Brasil afora e vem ganhando cada vez mais adeptos aos grupos de leitura já estabelecidos. Se você deseja se inscrever, basta enviar um email pra vorticefantastico@gmail.com informando sua cidade que o grupo encaminha o formulário pra participar do grupo na sua região, e caso não exista um, você será orientado a como criar um grupo. Não custa nada participar e a recompensa é sensacional, garanto!

Tem como não curtir no facebook?

O que mais me encanta na iniciativa é a possibilidade de discutir livros, filmes ou até mesmo séries com um grupo de pessoas com os mesmos gostos e interesses que o meu. Eu sempre quis ter um grupo assim mas infelizmente nunca encontrei pessoas dispostas a ir além do "um dia desses" ou mesmo que saíssem do tradicional "se tivesse tempo", isso quando não esbarrava no "eu já li isso, pra que discutir de novo". Acredito que quando temos algo que gostamos, compartilhar isso, ainda que no caso fazendo uma nova leitura, é uma das coisas mais recompensadoras que podemos fazer.

De mesquinho já bastam os Ferengis!
Indicar um clássico já lido pra quem nunca leu ou assistiu a um filme/seriado já visto é algo que recompensa pelo simples fato de que você pode conquistar ali mais um fã de algo que você também gosta e com isso, mais alguém interessado no assunto em comum. Tornar ficção científica ou qualquer que seja o tema em algo hermético, restrito apenas a um grupo de pessoas, é apenas limitar a própria paixão em função de algo mesquinho como ciúme ou mesmo sintoma de um ego inflado.

Dar essa chance de participar de algo maior pode inclusive ser uma forma de descobrir novos horizontes, novas leituras. Cedo ou tarde, por mais que você tenha lido ou visto muita coisa, algo novo aparece e aí você pode acabar se encantando com uma nova descoberta, uma nova leitura que você não conhecia, um novo autor, um filme recém lançado e assim por diante.

Esse é o mérito do Vórtice Fantástico, essa é a recompensa que tive desde que comecei a fazer parte do grupo no final de 2014. A primeira leitura que tivemos foi 2001: Uma Odisséia no Espaço de Arthur C. Clarke, clássico que figura entre meus favoritos e, não por acaso, foi indicação minha pra primeira leitura do grupo. Minha maior alegria foi perceber depois da primeira reunião após a leitura do livro que o grupo se encantou com a obra e ganhou um interesse que hoje percebo que é cada vez maior pela literatura de ficção científica. Pra muitos ali era o primeiro contato com o gênero e a reação foi extremamente positiva. Fomentar esse tipo de descoberta meus caros, não tem preço.

Vida Longa e Próspera
Na última reunião do grupo, dia 7 de março passado, nos reunimos na livraria Leparole pra fazer uma singela homenagem ao falecido Leonard Nimoy, o eterno Sr. Spock de Jornada nas Estrelas. Fiz a sugestão na reunião da semana anterior logo que a notícia do falecimento correu na mídia e sugeri ao grupo assistir alguns episódios da série clássica de Jornada nas Estrelas como forma de conhecer a série e o personagem e com isso homenagear esse grande mito da cultura pop.

Escolhi o clássico Cidade à beira da eternidade da primeira temporada da série e tomei a liberdade de transmitir o episódio no formato original, sem a recente remasterização com novos efeitos feita pela CBS, pra que o grupo conhecesse a série como ela foi transmitida em sua época. O episódio é especial por vários motivos, o principal deles ter sido escrito pelo genial Harlan Ellison, um dos grandes autores de ficção científica do século XX, e também por ser um episódio favorito de muitos fãs da série. Em Cidade à beira da eternidade Spock deve orientar seu capitão a tomar uma das decisões mais difíceis de sua vida. O motivo da escolha desse episódio é ele mostrar a racionalidade e frieza de Spock em todo seu esplendor, principalmente no momento em que ele demonstra a Kirk o motivo pelo qual a alteração no futuro deles foi feita, ainda que isso custe muito caro pro seu capitão.

Evite entrar em portais, sejam eles quais for

O outro episódio que acompanhamos no encontro foi Tempo de Loucura, este escrito por outro grande autor de ficção científica, Theodore Sturgeon. No episódio pela primeira vez os fãs conhecem o planeta natal de Spock, Vulcano, e podem ter uma ideia de sua estética, do ambiente e da cultura vulcanas. Escolhi esse episódio por ele expandir a mitologia do personagem Spock enquanto mostra a versatilidade de Leonard Nimoy em entregar ao público um Spock ainda mais profundo, com conflitos até então inesperados a todos os fãs da série.

Muita pesquisa e pouca diversão fazem de Spock um sujeito infeliz...
Muita pesquisa e pouca diversão...

Vocês não imaginam qual foi minha surpresa no final do encontro ao perceber que o grupo gostou de assistir os episódios ao ponto de querer conhecer mais Jornada nas Estrelas e pedir mais recomendações minhas sobre a série. Jornada nas Estrelas, por mais que o tempo passe, resiste e não apenas pelo apelo junto a sua base de fãs como eu, Jornada segue viva e bem porque traz boas histórias, personagens fortes e uma temática atemporal, basta a pessoa que não conhece dar uma chance pra ela acabar encantada com a proposta da série. Não por acaso ela está prestes a completar 50 anos e ainda ganhar reprises e relançamentos em DVD e BluRay, sem esquecer os novos filmes e uma possível nova série a caminho.

É essa satisfação que me levou a apostar no Vórtice Fantástico, a empolgar e reler os clássicos que li há 15, 20 anos atrás e falar de filmes e séries que assisto desde a infância. Meus pais fizeram isso um dia comigo, meus professores também. Sou grato a todos eles e espero estar repetindo isso com meus novos amigos do Vórtice. Sou grato à Raquel e à Bruna por tomarem a iniciativa que muito marmanjo que se diz entendido no assunto não tomou, não fossem elas e sua curiosidade e não teríamos uma nova geração de leitores de clássicos como Arthur C. Clarke, Isaac Asimov, Robert A. Heinlein, Philip K. Dick e outros tantos. Pra elas o meu mais sincero parabéns, seguido de um grande obrigado. Graças a elas conheci o Samuka, o Danilo, o Renan, o Bruno, a Carolina, a Daniella e todos os outros que minha memória já preguiçosa me fez esquecer ou quaisquer outros que ainda virei a conhecer. É graças a vocês que desenterrei meus arquivos das antigas, cacei minhas colaborações do tempo da internet discada, meus pitacos acadêmicos e comecei o projeto do Sentinela.

A galera reunida após a reunião
Fica aqui portanto, meu muito obrigado a todos os envolvidos! Vida longa e próspera ao Vórtice Fantástico!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Daniel Rockenbach, um estranho numa terra estranha que decidiu compartilhar suas leituras sobre ficção científica em suas mais diversas manifestações.

Seu instagram é @danielrockenbach.