5 de julho de 2016

Um livro à beira da eternidade

Nos episódios anteriores...

Data Estelar 3134.0 / 1ª temporada da Série Clássica, episódio 28, "Cidade à beira da Eternidade". Exibido originalmente em 6 de abril de 1967.

Kirk, Spock e o Guardião da Eternidade
A Enterprise encontra um fenômeno temporal próximo de um planeta desconhecido enquanto o Dr. McCoy acidentalmente injeta em si próprio uma droga experimental que acaba tirando ele do seu juízo normal, levando o médico da nave a se transportar para a superfície do planeta. Kirk e Spock seguem o alterado McCoy e encontram um portal consciente que se auto-denomina O Guardião da Eternidade e ficam sabendo que o Dr. McCoy passou por ali e acabou parando no passado do planeta Terra, alterando com sua presença todo o futuro da Federação. Com isso, resta a Kirk e Spock passar pelo portal numa arriscada tentativa de salvar o alterado companheiro da Enterprise e descobrir o ponto focal onde todo o futuro deles foi alterado.

Data Estelar 5943.7 / 3ª temporada da Série Clássica, episódio 78, "Todos os nossos ontens". Exibido originalmente em 14 de março de 1969.

Spock e Zarabeth
A Enterprise é enviada ao planeta Sarpeidon numa missão de resgate da população local uma vez que a estrela local está prestes a virar uma nova, erradicando toda a vida no sistema. No planeta, Kirk, Spock e McCoy encontram apenas uma biblioteca computadorizada e um indivíduo chamado Atoz que diz que não há necessidade de se preocupar com os habitantes de Sarpeidon já que todos se transportaram a diferentes períodos no passado do planeta. Um acidente acontece e Kirk passa pelo dispositivo temporal, parando no passado no planeta. Spock e McCoy acessam o mesmo dispositivo na tentativa de socorrer o capitão e acabam parando no período glacial de Sarpeidon, 5 mil anos no passado onde conhecem Zarabeth. No passado, Spock acaba regredindo ao estado emocional dos Vulcanos de 5 mil anos atrás, antes destes aderirem à lógica pura e acaba cedendo aos seus instintos primitivos em um breve relacionamento com Zarabeth.

No episódio de hoje: O Portal do Tempo! Data estelar: 6324.09 / Publicado originalmente em agosto de 1983 por Ann C. Crispin

A nova edição!
Spock e McCoy são interrompidos durante uma inusitada partida de xadrez tradicional por uma tripulante que, estudando os registros do passado do agora extinto planeta Sarpeidon, descobre uma pintura numa caverna estranhamente familiar: pintura esta que registra algo muito próximo a um Vulcano onde supostamente não deveria haver nenhum! Spock conclui que sua estadia em Sarpeidon e seu breve romance com Zarabeth acabou gerando um descendente seu e que, como todo Vulcano tem um elo muito forte com sua família, deve resgatar Zarabeth e seu filho, nem que pra isso tenha que violar a quarentena do planeta onde está situado O Guardião da Eternidade! Kirk e McCoy decidem desobedecer as regras da Frota Estelar uma vez mais pra ajudar na missão do amigo Vulcano, mantendo a tradição de sempre quebrar as regras quando o que está em jogo envolve a amizade entre eles. Ao regressar pelo Portal do Tempo, eles acabam conhecendo Zar, o filho de Spock numa aventura épica que ainda conta com uma grande ameaça, os temíveis Romulanos!

A edição original da própria Aleph, lançada em 91.
Almanaque escrito por Salvador Nogueira e
Susana Alexandria, também publicado pela Aleph
Falar sobre O Portal do Tempo é falar sobre um episódio de uma série inesquecível. A trama de A. C. Crispin é leve, ágil, bem humorada e divertida como todo bom episódio da série clássica de Star Trek / Jornada nas Estrelas deve ser. Tenha em mente a leitura como se estivesse acompanhando um episódio padrão da série com pouco menos de uma hora de duração: o ritmo é frenético e as pausas dramáticas aparecem em todos os momentos chave, bem como a montagem dos episódios clássicos da série de TV. A nova edição conta com a introdução de Salvador Nogueira, editor do site Trek Brasilis, co-autor do Almanque Jornada nas Estrelas, publicado pela própria Editora Aleph (hoje fora de catálogo), e uma das maiores referências Trekkers no mundo. No prólogo, Nogueira conta dentre várias coisas, como a fã Ann C. Crispin foi de espectadora da série clássica a autora do universo expandido trekker depois de assistir o episódio Todos os nossos ontens em uma convenção no final da década de 70, uma história simplesmente surpreendente. A. C. Crispin viria a se tornar mais uma grande autora em um meio infelizmente ainda dominado por mais autores que autoras.
Quando a edição de 91 foi publicada, Jornada nas Estrelas
estava no auge da popularidade no Brasil e no mundo
O livro é muito bem editado, a tradução segue os termos e especificações da série e ainda temos um glossário com os termos, locais e personagens inerentes à trama. A capa... essa me preocupava já que quando conversei com o Adriano Frommer, o Almirante da Frota da Aleph, sobre a nova edição de Portal do Tempo, ele disse que seriam produzidas novas capas pra essa e as novas edições de Star Trek pela Aleph. O motivo da minha preocupação é que a capa original foi feita por ninguém menos que Boris Vallejo, um grande artista da fantasia e ficção, velho conhecido dos fãs da arte de mestres como Frank Frazetta, Luis Royo e outros tantos que criaram artes icônicas com personagens como Conan e John Carter. A tarefa de igualar uma capa tão icônica feita por um artista tão consagrado seria tarefa no mínimo improvável... e eles conseguiram fazer algo tão bom quanto, a ponto de marcar como uma das melhores capas de Star Trek dos últimos anos. Ao mesmo tempo que a nova arte evoca o estilo visual da nova linha temporal dos últimos filmes, referencia também as feições de Leonard Nimoy, o eterno Spock, e o visual da Enterprise clássica da série original, bem como o próprio Portal do Tempo e o planeta Gateway. Não bastava voltar a publicar Star Trek no Brasil, 25 anos depois de ter lançado a primeira leva de livros da série. Algo novo tinha que ser feito e isso foi marcado pela nova capa produzida pela Aleph. Parabéns pela ousadia! Eu jamais imaginaria que ficaria tão bom!

A nova arte de capa em toda sua grandeza.

Que esse seja o marco de uma nova geração de fãs brasileiros dessa que é uma das maiores séries já feitas. Eu, o Sentinela, sou suspeito demais pra falar de Star Trek, ainda mais quando se trata da Série Clássica, da Nova Geração e da Deep Space 9 ou mesmo de Voyager ou Enterprise. Vamos torcer pra Aleph seguir com os livros da série e que tanto o novo filme e a nova série marquem o grande retorno que Star Trek merece ter com o grande público! Vida longe e próspera a essa nova empreitada editorial da Editora Aleph!

P.S.: Recomendo a leitura desse artigo belamente escrito pela Bárbara Prince, Dróide Editorial da Editora Aleph, sobre O Portal do Tempo e os livros de Star Trek. Ela dá excelentes dicas sobre como entrar de cabeça nos livros da série!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Sentinela Positrônica é um Blog Parceiro da Editora Aleph.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Daniel Rockenbach, um estranho numa terra estranha que decidiu compartilhar suas leituras sobre ficção científica em suas mais diversas manifestações.

Seu instagram é @danielrockenbach.