12 de outubro de 2016

Histórias de ninar de galáxias distantes

Boa noite, Darth Vader!
Não conheço uma viva alma que não tenha ouvido uma canção ou história de ninar quando criança. Também não conheço ninguém que nunca tenha ouvido falar em Star Wars. Dito isso, Boa noite, Darth Vader de Jeffrey Brown, publicado pela primeira vez no Brasil pela Editora Aleph, vem em boa hora, tanto pra pais que querem ler uma história de Star Wars pra seus jovens filhos como pra adultos como eu que não se cansam de Star Wars e se encantaram com Darth Vader e filho e A princesinha de Vader, do mesmo autor, também publicados pela Aleph. Quando resenhei esses livros ano passado, a dica era pra presentar no dia dos pais, hoje, Boa noite, Darth Vader vem como sugestão pro dia das crianças. Acredito que na verdade os 3 livros agradam a todas as idades tanto quanto um Calvin e Haroldo ou uma Mafalda agradam jovens e adultos. Você pode ler os quadrinhos de Brown com os olhos de uma criança e se divertir com as situações engraçadas que Luke, Leia e seus amigos aprontam tanto quanto pode ler com os olhos de Vader no papel do pai que tem que lidar com as travessuras de seus filhos.

E a história começa...
Em Boa noite, Darth Vader o formato tradicional das tiras cede espaço ao formato dos livros infantis, daqueles pensados justamente em histórias pra ninar. Cada quadro traz uma frase, ocasionalmente uma fala dos personagens mas sempre com rimas calmas e tranquilas, sempre fazendo referência à hora de dormir. E não precisa se preocupar com referências, todos os filmes de ambas as trilogias tem sua vez em Boa noite, Darth Vader, pode contar até mesmo com a presença de Jar Jar Binks! Ficam aqui os elogios à arte do autor que continua primorosa como destacado na resenha dos primeiros volumes da série. Cabe reconhecimento também ao tradutor Mateus Duque Erthal que conseguiu manter as rimas funcionando na versão brasileira, um desafio e tanto se pensarmos na dificuldade de se traduzir (e manter) rimas. A edição da Aleph mantém o mesmo capricho das anteriores e também merece todos os elogios no acabamento, impressão e letreiramento. Se você tem filhos, sobrinhos ou é mais um fã de Star Wars que se encanta com tirinhas como Calvin e Haroldo ou Mafalda, Boa noite, Darth Vader é pra você!


Até mesmo Sebulba tem sua vez...


--------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Sentinela Positrônica é um Blog Parceiro da Editora Aleph.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Daniel Rockenbach, um estranho numa terra estranha que decidiu compartilhar suas leituras sobre ficção científica em suas mais diversas manifestações.

Seu instagram é @danielrockenbach.