13 de abril de 2016

A coisa que veio do espaço sideral!

*Resenha feita durante a Mostra Sci-Fi no MIS realizada entre 11 e 15 de abril no Museu da Imagem e do Som de Campo Grande, MS.

Poster do filme de 82, de John Carpenter
O Enigma de Outro Mundo ou, traduzindo do original em inglês, A Coisa (The Thing de 1982) de John Carpenter é uma refilmagem do clássico de "Cristian Niby", O Monstro do Ártico (The Thing from Another World de 1951) que por sua vez é uma adaptação do conto "Who goes there?" de John Wood Campbell Jr. publicado na revista pulp Astounding Stories em 1938. As aspas pro diretor de O Monstro do Ártico, Cristian Niby, são justificadas pelo fato de o filme ser praticamente todo dirigido por Howard Hawks, um dos diretores favoritos de John Carpenter. Como Hawks era sempre associado a grandes produções e a ficção científica dos anos 50 ainda era constantemente associada a filmes B e produções menores, Niby ganhou os créditos já que assistiu o trabalho de Hawks em toda a produção. Carpenter, um grande fã do filme original, resolveu homenagear e repensar o filme em 1982 com seu assustador e paranoico Enigma de Outro Mundo.

Poster do filme original, de 1951
A trama aborda a paranoia em uma estação de pesquisa norte-americana no Ártico onde o contato com a humanidade é mínimo, os recursos demoram a chegar e uma nevasca pode comprometer toda a rotina da estação. O filme começa com um helicóptero em perseguição ao que o expectador logo persegue ser um inocente cachorro, correndo por sua vida rumo à estação norte-americana. Os habitantes da estação não entendem nada do que está acontecendo, um acidente com o helicóptero acontece e apenas o cão sobrevive. Logo os habitantes da estação percebem que o cachorro tinha algo errado, que na verdade se revela um ser alienígena capaz de mimetizar qualquer ser vivo com quem ele tenha encontrado. O resultado disso acaba sendo um clima de paranoia e desconfiança na base agora que os habitantes sabem que qualquer um deles pode ser o alienígena...

Kurt Russel, o protagonista ou um dos possíveis candidatos
a alienígena
Misturando cenas tensas com puro horror e asco, Carpenter usa a câmera em ambientes fechados, frios e opressores pra expor no filme o clima de tensão entre os personagens do filme. Em nenhum momento o expectador está seguro sobre quem pode ser o alienígena, mesmo Kurt Russel, o rosto familiar de um protagonista perante o público escapa do clima de paranoia que ali se instala. A única constatação é dada pelo cientista chefe da base que calcula que se a criatura sair da base, em no máximo 3 anos ela pode ocupar todo o planeta uma vez que, em contato com um ser, ela aparentemente também aumenta sua capacidade de se multiplicar. Essa paranoia toda tem uma inspiração nos tempos da Guerra Fria, principalmente no "MacCarthismo" quando o senado norte-americano procurava comunistas em todos os meios, incluindo nas artes e no cinema. Uma vez infiltrado em um lugar, o comunismo supostamente se espalharia país afora.

Certeza que a criatura chegou naquilo...

Outro ponto a se destacar é a forma como o horror é apresentado: H. P. Lovecraft e suas terríveis criaturas com tentáculos e capazes de monstruosidades inomináveis é outra grande referência de Carpenter na caracterização do monstro. Ao invés de escolher um visual definido pro alienígena, ele define que o mesmo pode assumir qualquer forma e, quando revelado, os tentáculos e garras em cena lembram muito as criaturas de Lovecraft, um autor que trazia muitos de seus monstros do espaço, vide Nas montanhas da loucura, A cor que caiu do espaço, A Sombra de Insmouth e outros tantos contos do autor. O Enigma de Outro Mundo infelizmente fracassou nas bilheterias em 82, a infelicidade veio em grande parte da escolha da data de lançamento do filme: o mesmo final de semana de estreia de E.T. de Steven Spielberg. Na briga pela audiência entre o carismático E.T. e a criatura sem rosto de Carpenter, quem venceu foi Spielberg. O fato é que não tardou ao público redescobrir esse clássico em VHS e nas décadas seguintes a fama cult do filme só cresceu, ao ponto de hoje ser lembrado como uma das obras-primas de Carpenter.

Antes de assistir Enigma de outro mundo, tenha certeza de estar com o estômago vazio...

O filme pode ser encontrado em Blu-Ray e DVD nas grandes lojas bem como a prequel lançada em 2011 que conta o que aconteceu antes da cena de abertura do filme, uma prequel bem interessante apesar de não ter todo o toque a mais que Carpenter colocou em seu filme. O Monstro do Ártico pode ser encontrado no box Clássicos Sci-Fi Volume 2 da Versátil Home Video, aqui destaco Carpenter entre os extras do filme onde ele comenta toda sua admiração pelo filme e pelo diretor Howard Hawks.



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Sentinela Positrônica é um Blog Parceiro da Editora Aleph.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Daniel Rockenbach, um estranho numa terra estranha que decidiu compartilhar suas leituras sobre ficção científica em suas mais diversas manifestações.

Seu instagram é @danielrockenbach.