19 de abril de 2017

A onda Punk

*Resenha feita durante a 2ª Mostra Sci-Fi no MIS realizada entre 17 e 20 de abril de 2017 no Museu da Imagem e do Som de Campo Grande, MS.

Emilio Estevez é Otto, o Repo Man
Os anos 60 trouxeram o movimento Hippie na esperança de um mundo melhor. Esse mundo acabou não acontecendo e os filhos dessa geração que pregou paz e amor nada tinham além de desilusões. Não é equívoco dizer que é dessa falta de esperança em um amanhã melhor nasceram os Punks. Assim foi na literatura, assim foi na música e assim foi no cinema. O Clash chamava a Beatlemania de farsa, os Sex Pistols pregavam a anarquia no Reino Unido e a literatura e o cinema produziram Laranja Mecânica. Nos EUA, o que Nixon começou e nem Ford ou Carter resolveram, Reagan veio piorar e com isso, os anos 80 geraram jovens ainda menos esperançosos. Repo Man (1984) dirigido pelo iconoclasta inglês Alex Cox acompanha a vida do jovem Otto (Emilio Estevez), um garoto sem perspectiva de futuro, nenhum apoio dos pais e que só quer uma coisa: se dar bem.

Quando o jovem Otto conhece Bud (Harry Dean Stanton) ele encontra um meio de ganhar a vida mais decente que trabalhar em um k-mart qualquer: ser um repo man, o cara que toma de volta a força algo que a pessoa não tinha como pagar. Como nessa época ninguém conseguia pagar as contas, Otto e Bud teriam muito trabalho pela frente. Um belo dia Otto encontra um louco cujo carro guarda no porta-malas algo terrível, possivelmente alienígena, vai saber... esse é o "McGuffin"* do filme! Toda vez que alguém abre o porta-malas do carro, esse alguém é consumido por uma terrível radiação e isso é tudo que você precisa saber. Essa trama aparentemente desconexa e sem noção é totalmente proposital já que a ideia do filme é retratar a realidade vazia que os Punks herdaram de seus pais, algo muito bem demonstrado na cena em que Otto canta agressivamente a música de um dos muitos seriados vazios que via na TV e que não falam nada de sua geração.

Talvez esse carro não seja muito seguro...

O filme foi produzido por Jonathan Wacks and Peter McCarthy, inspirado numa ideia da dupla que queria produzir um filme que falasse sobre a realidade do jovem sem perspectiva nos anos 80. Repo Man ainda conta com a música tema de mesmo nome composta e interpretada por Iggy Pop. Com grandes atuações de Emilio Estevez e Harry Dean Stanton, o filme teve reconhecimento de público e crítica e ao longo dos anos ganhou um status de cult. Você pode encontrar Repo Man no Box Sci-Fi volume 3 lançado no Brasil pela Versátil Home Video.

*Termo popularizado por Alfred Hitchcock que descreve um objeto em um filme cujo único motivo é levar a trama adiante. Você não precisa saber o que é, contanto que saiba que ele existe e é o que desenvolve a narrativa.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Sentinela Positrônica é um Blog Parceiro da Editora Aleph.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Daniel Rockenbach, um estranho numa terra estranha que decidiu compartilhar suas leituras sobre ficção científica em suas mais diversas manifestações.

Seu instagram é @danielrockenbach.