15 de dezembro de 2015

Uma nova trilogia, uma nova geração de fãs

O primeiro poster.
Quando a Disney anunciou a compra da Lucasfilm e, com isso, Star Wars e todas as outras propriedades intelectuais da empresa, logo foi anunciada uma nova trilogia da saga espacial. Os fãs ficaram em polvorosa: os mais animados já se empolgaram com novos filmes, os mais reticentes olharam com desconfiança o anúncio, principalmente depois de terem visto a trilogia prequel fracassar com a maioria dos fãs. Também houve entre os desconfiados, aqueles que não tinham fé na nova trilogia simplesmente porque o criador George Lucas não estaria envolvido. Pra esses, lembro que a Nova Geração de Jornada nas Estrelas / Star Trek e os filmes da série só deslancharam quando Gene Rodenberry foi afastado do comando das produções. Na minha opinião, George Lucas errou muito ao querer comandar tudo sozinho nas prequels e o resultado, todos nós vimos nas telas... Se o filme de 77 se tornou um clássico é porque ele comandou e confiou em uma equipe de talentos e se a saga seguiu um caminho excepcional é porque ele confiou em outros diretores pra dar sequência ao trabalho enquanto ele mantinha a produção dos filmes sob controle.

A trilogia que não deixou saudade...
Então o que esperar de O Despertar da Força? O filme tem hoje sua pré-estreia, no exato momento em que esse post vai ao ar. Desde que comprei meu ingresso, a expectativa só aumentou: a cada trailer, a cada making of, ao visitar o estande do filme na Comic Con Experience, ao ler os livros do novo Universo Expandido, especialmente o Marcas da Guerra de Chuck Wendig, ao jogar horas a fio do novo Battlefront... Tudo isso só aumentou a ansiedade pelo novo filme. Mesmo a trilogia prequel não teve todo esse hype em torno da volta de Star Wars aos cinemas, depois de 16 anos. Nunca me esqueço da sensação estranha que tive ao ver a trilogia prequel começar com Ameaça Fantasma. Lembro de ter saído do cinema em 99 com a sensação que faltava muita história pra contar nos filmes seguintes, que aquele papo de Midi-Clorians e Jar-Jar Binks não enganava nem os fãs mais fervorosos. Saí do cinema com desconfiança e perdi a fé de vez depois que assisti O Ataque dos Clones, um filme que até hoje, nunca revi. Fui assistir A Vingança dos Sith semanas depois da estreia, esperando qualquer coisa que viesse e ao menos não achei de todo ruim o filme, apesar da forma apressada como ele se encerrava. Se houve algum hype por Star Wars nesses anos, com certeza foi dos novos fãs que sequer conheciam a trilogia original. Fiz a experiência com meu sobrinho, depois de saber que ele viu as prequels, sentei com ele pra assistir a trilogia original e qual não foi meu espanto ao ouvir o garoto dizer que os filmes antigos eram muito melhores?

O poster definitivo. Onde está
Luke Skywalker?
Pois eu levo fé na nova trilogia. Primeiro porque temos um bom exemplo no que a Disney fez com a Marvel: depois que assumiram o Marvel Studios, tivemos filmes ainda melhores que os 2 primeiros Homem de Ferro, que Capitão América e Thor e principalmente, O Incrível Hulk (e esquecível!), todos produzidos exclusivamente pela Marvel Studios. Foi depois da compra que vimos Vingadores, Guardiões da Galáxia, o Demolidor do Netflix e outros tantos acertos da Marvel no cinema e na TV. Isso não foi coincidência! O mesmo acredito que valerá pra Lucasfilm: Star Wars está em boas mãos. J. J. Abrams pode não ter feito o melhor Star Trek de todos os tempos mas mostrou pra todo mundo que era capaz de revigorar a franquia nos cinemas pra uma nova geração de fãs, sem se preocupar em agradar os exigentes trekkers. Na época que vi o filme, logo pensei que ele fez um bom trabalho e talvez fizesse um ainda melhor se dirigisse um Star Wars... Ironia do destino e ele assumiu a franquia em 2013 e cá estamos, na estreia mundial do filme. Como eu disse antes, ao meu ver, o erro da trilogia prequel foi justamente centralizar tudo em torno de George Lucas. A nova saga ao que tudo indica está sendo produzida e supervisionada por várias cabeças: Lawrence Kasdam, roteirista da trilogia original, Kathleen Kennedy, a produtora executiva da Lucasfilm desde os tempos da trilogia prequel, o próprio J. J. e claro, a Disney com toda sua equipe.

Os próximos parágrafos podem conter alguns spoilers leves referentes às HQs da Marvel, o jogo Battlefront e o livro Marcas da Guerra, de Chuck Wendig...


A Batalha de Jakku em Battlefront. Quase nenhum spoiler,
apenas um mapa com um impressionante Star Destroyer caído.
O que esperar da trama? Só sei que Jakku é um planeta desolado, no melhor estilo Tatooine, e que é onde Império Galáctico e Nova República provavelmente travaram sua batalha derradeira 29 anos atrás se considerarmos O Despertar da Força. Isso descobri jogando o novo Battlefront. Do Marcas da Guerra, do Chuck Wendig, sei que existem interessados em juntar tudo que for referente a Darth Vader e mesmo dentro do Império, existem aqueles que julgam necessária uma retirada estratégica pra que o próprio Império possa se reinventar, renascer das cinzas e voltar um belo dia, em toda a sua glória. Das HQs, sei que Poe Dameron não é filho de Luke ou Leia e que ele pode sim vir a ser um Jedi já que cresceu próximo às árvores da Força. Essas HQs ainda não saíram no Brasil, é possível acompanhá-las online pela Marvel ou pelo ComiXology. O que isso tem a ver com O Despertar da Força? A trama começa em Jakku ao que tudo indica. Jakku é onde Rey vive e onde ela encontra Finn, Han Solo e Chewbacca pelo visto nos trailers. Poe Dameron provavelmente é um dos mocinhos também, se vai viver ou não ou mesmo se corromper, não sei, sei que ele tem potencial na trama e pode até mesmo vir a ser um Jedi. Sabemos também que Luke sumiu e que, por algum motivo, Leia e Han Solo se afastaram, isso sem dizer que até agora, ninguém sequer mencionou Lando Calrissian...

Meus palpites sobre o que pode vir por aí:

Poe Dameron, Rey e Finn, os novos Jedis?
Acredito que alguma coisa existe entre Rey, Han e Leia. A maioria dos fãs aposta em uma relação entre eles e eu estou com essa maioria. E digo mais, chuto que o misterioso Kylo Ren possa ainda ser o irmão da Rey! Isso seria interessante pra trama de várias formas, no melhor estilo "Luke, eu sou seu pai". Essa reviravolta de gêmeos onde um irmão vai pro lado da luz, outro pro lado sombrio já foi usada inclusive no antigo Universo Expandido, pasmem! Os filhos de Han e Leia viram Jedis mas um dos gêmeos, Jacen Solo Skywalker vira o Darth Caedus e a irmã segue no lado da luz... Será que os produtores vão seguir esse caminho? Parece pouco provável usar algo do antigo Universo Expandido mas eu não duvidaria de uma relação, ao menos entre Han Solo, Leia e Rey, quem sabe com Kylo sendo o irmão malvado... Quanto ao Finn não faço a menor ideia. Duvido que seja filho do Lando ou tenha qualquer relação com ele, acredito que ele siga os passos do personagem que se descobre no meio de algo maior do que ele, no melhor estilo Luke Skywalker, tanto que não esconderam em momento algum que ele vai usar o sabre de luz do Luke no novo filme. Poe Dameron me parece outro mistério... meu palpite é que junto com Rey e Finn ele vai se descobrir um Jedi e que os 3 juntos vão enfrentar os desafios nos próximos filmes da saga. A produção do Episódio VIII soltou um spoiler há algum tempo atrás quando divulgou que o único contrato confirmado pro filme era com o intérprete do personagem de Poe, Oscar Isaac.

O misterioso Kylo Ren.
Sabemos pelos trailers que Kylo não usa a roupa pra sobreviver como Vader fazia e que seu rosto em algum momento será revelado no filme perante Rey e Finn. Se essa cena vai soar como uma revelação no melhor estilo "Luke, eu sou seu pai" não sabemos mas com certeza prevejo muita gente comentando o fato no futuro, provavelmente com memes e tudo mais. Acredito que a Primeira Ordem e os Cavaleiros de Ren encontraram uma nova forma de se viver a Força, diferente do padrão bem/mal, Jedi/Sith. Isso enriqueceria ainda mais o conceito da Força a ponto de fazer acreditar que existem outras interpretações pra esse poder, outras formas de se atingi-lo, isso talvez explique o sabe rudimentar e ao mesmo tempo poderoso de Kylo, provavelmente algo diferente do padrão dos Sith. A Primeira Ordem segue a mesma linha... um novo Império Galáctico mas dessa vez disciplinado e organizado e não entregue aos caprichos dos Moffs, líderes que eram conhecidos por subornar e trapacear pra chegarem ao cargo. Acredito que a Primeira Ordem não vá nem de longe cometer os mesmos erros que o antigo Império, visto o comportamento da Almirante Sloane em Marcas da Guerra.

A Primeira Ordem. Será que os novos troopers
acertam os tiros?
O que pode vir depois? Não consigo imaginar o desfecho pra cada personagem mas seguindo a linha de raciocínio que coloquei antes, sobre novas interpretações pra Força, e extrapolando isso de uma forma interessante que possa desdobrar novas sagas no futuro seria imaginar a Resistência e a Primeira Ordem dividindo a galáxia. Por que? Porque nada mais interessante pro futuro da saga que sair dessa ideia de alternância entre Império e República, Jedis e Siths. Isso perdurou no antigo Universo Expandido em sagas como Knights of the Old Republic e The Old Republic e mesmo depois nas antigas sequências pro Retorno de Jedi. Parece muito mais coerente imaginar uma galáxia dividida pela guerra ao ponto de acordos serem realizados do que simplesmente um lado subjugar o outro. Se a nova trilogia tem algo a mostrar é que provavelmente depois da Batalha de Endor, a guerra em si não terminou, ela apenas cedeu à guerrilha e à desordem, adversários que a Nova República pelo visto falhou em vencer completamente. Logo, acredito que dessa vez não existirá um derrotado e um vencedor onipresente. Digo mais, não consigo nem apostar em quem sai vivo do Despertar da Força! E onde está Luke Skywalker? Aposto que escondido, esperando, tal qual Obi Wan Kenobi em Tatooine. Aguardando o momento certo pra se revelar a uma nova geração de Jedis, esperando um mestre capaz de treiná-los. Leia não parece ter seguido o caminho de uma Chanceler na Nova República, tampouco se tornou uma Jedi como o irmão, logo, aposto que Luke entrou num exílio auto-imposto, até que uma nova ameaça se apresentasse e novos heróis precisassem do seu conhecimento.

A melhor prévia pro que está por vir nos novos filmes da saga, recomendo aqui a leitura!

Enfim, se acertei ou se errei, se o filme é bom ou ruim e se a saga vai nos deixar apreensivos pelos próximos episódios é algo que só vou saber junto com vocês, nas próximas horas... Prometo atualizar o post confirmando meus provavelmente muitos erros e eventuais acertos. Independente disso, vou lembrar o que o Adriano Fromer da Editora Aleph disse num dos vídeos do canal deles no YouTube: "melhor ano pra se gostar de Star Wars". Concordo plenamente! Que a Força esteja com vocês e que a nova trilogia seja apenas o começo!


P.S. pós-filme em 29/12/2015:

1) O filme é bom, muito bom. Traz de volta as mesmas emoções de Uma nova esperança e encanta novos e velhos fãs da saga sem apelar, com algumas inovações aqui e ali mas sem comprometer a tradicional levada dos filmes da saga. Destaque pra Rey e o novo odiado vilão da vez, Kylo Ren, um sucessor muito interessante para Darth Vader. BB-8 rouba a cena e assume o posto de novo dróide adorado pelos fãs. Mais que isso não vou comentar, vou deixar pra depois que o filme sair dos cinemas. É muito justo que os fãs vejam sem spoiler algum, a experiência fica ainda melhor!

2) Quanto aos palpites: acertei em parte. O que errei, errei em parte também, já tenho novos palpites pro próximo mas isso eu deixo pra resenha do filme quando O Despertar da Força sair de cartaz.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


O Sentinela Positrônica é um Blog Parceiro da Editora Aleph.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Daniel Rockenbach, um estranho numa terra estranha que decidiu compartilhar suas leituras sobre ficção científica em suas mais diversas manifestações.

Seu instagram é @danielrockenbach.