27 de fevereiro de 2015

Vida longa e próspera Sr. Nimoy


Hoje é um dia triste.

Seja você um fã de Jornada nas Estrelas ou não, mesmo que nunca tenha ouvido o nome Leonard Nimoy na vida, hoje é um dia triste. Uma pesquisa feita há alguns anos atrás apontava que boa parte da população mundial ao menos uma vez na vida ouviu falar de alguém chamado Spock, Kirk, ou McCoy ou mesmo de uma tal Enterprise.


Jornada nas Estrelas marcou não apenas a cultura Pop e a Ficção Científica ou mesmo a ciência e
tecnologia. Grandes inventores, personalidades, artistas e outras tantas figuras foram influenciadas pela série e um dos grandes responsáveis por isso é esse senhor que muitos reconhecem apenas pelo personagem que ele interpretou.

O gesto de origem judaica
Leonard Nimoy nasceu em Boston, filho de imigrantes judeus da Ucrânia. Um fato pouco conhecido é que a saudação do Sr. Spock hoje adotada pelos nerds é na verdade um gesto de origem judaica, uma invenção do próprio Nimoy durante as gravações da série clássica.

Você pode achar que Jornada nas Estrelas não tem nada a ver com você ou seus gostos mas pode ter certeza que em algum momento do seu dia, alguma influência de Jornada você experimentou, usou ou viu. Se você ligou do seu celular, usou um PC, viu alguma propaganda falando em diversidade ou mesmo usou uma roupa diferente, pode ter certeza que alguma coisa de Jornada nas Estrelas estava ali e com isso, alguma coisa desse grande ator que foi Leonard Nimoy.

Ele pode ter rejeitado o personagem na década de 70 em uma autobiografia (Eu não sou Spock), afinal de contas, que ator aceita de bom grado interpretar um personagem cuja imagem é mais lembrada que a dele próprio? Ele pode ter voltado atrás nos anos 90 abraçando de vez a fama do personagem maior que a vida que ele ajudou a criar em outra autobiografia (Eu sou Spock). De uma forma ou de outra, Nimoy será sempre o homem por trás do mito. Fica o personagem, vai se o homem mas fica a memória, o grande ator que deu vida ao mito.

Spock viverá pra sempre em nossas memórias, Nimoy também.

Vida longa e próspera a todos e que Nimoy viva pra sempre em nossos corações.



Um adendo: O último tweet de Nimoy.



Numa tradução livre:

"A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem ser colhidos mas não preservados, exceto na memória"


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Daniel Rockenbach, um estranho numa terra estranha que decidiu compartilhar suas leituras sobre ficção científica em suas mais diversas manifestações.

Seu instagram é @danielrockenbach.