10 de dezembro de 2015

Bem vindo ao Front Galáctico!

Star Wars está de volta aos cinemas e, como não poderia deixar de ser, em outras frentes como livros, HQs, animações e é claro, ao mundo dos games! Quem acompanha os jogos da saga espacial desde o começo da década de 90 já jogou pérolas como Rebel Assault, Dark Forces, Rebellion, Rogue Squadron, Shadows of the Empire e outros tantos. Um dos jogos que mais se destacou entre tantos clássicos foi Star Wars: Battlefront. A mecânica de jogo era a mesma da série de guerra Battlefield: um jogo multiplayer com vários mapas com 2 times opostos guerreando entre si em vários modos de jogo. Battlefront colocava a Aliança Rebelde contra o terrível Império Galático nas muitas batalhas vistas nos filmes. Battlefront fez tanto sucesso que teve uma sequência e 2 derivados: Elite Squadron e Renegade Squadron, ambos lançados pra portáteis. Gosto muito de todos os jogos da série, em especial os lançados pro PSP já que não tinham apenas o componente multiplayer, tanto Elite como Renegade traziam campanhas solo muito bacanas de se jogar e que se passavam cronologicamente entre as duas trilogias.

Pilote uma X-Wing em Hoth
Estamos em 2015 e o clássico FPS multiplayer volta com uma nova engine, a Frostbite 3 de Battlefield 3 e 4, em um jogo feito exclusivamente pra nova geração de consoles. O novo Star Wars: Battlefront recria as batalhas da Trilogia Clássica de George Lucas com um muito bem vindo extra: a Batalha de Jakku que se passa algum tempo depois da destruição da segunda Estrela da Morte na Batalha de Endor. Os fãs podem esperar um mapa em Tatooine em um cenário com Jawas e a Milenium Falcon estacionada como em Uma Nova Esperança, ou Hoth e a fuga dos Rebeldes do começo de Império Contra-Ataca e, claro, a batalha nas florestas de Endor de Retorno de Jedi.

Jogue com os heróis!
O mínimo que posso dizer é que o jogo é feito pensado quase que exclusivamente nos fãs: você pode controlar Luke, Leia, Han Solo ou Vader, Palpatine e Boba Fett no modo Heróis vs Vilões, você pode pilotar um speeder em Endor ou controlar um AT-ST Imperial nos muitos mapas do jogo, não apenas em Endor ou Hoth! Pilotar a Millennium Falcon? Com certeza! Uma X-Wing? Sim! A-Wing?? Claro! Tie Fighters? Com toda certeza! Existem modos de jogo exclusivos pra naves e até mesmo pros AT-ATs e AT-STs em Hoth. As armas, os alienígenas, as falas e acessórios, tudo está lá pra entreter os fãs e isso já basta pra agradar muita gente.

Pilote um Tie Fighter e alterne entre a visão externa ou interna
da nave!
Ao meu ver o grande problema em Battlefront é ser um jogo exclusivamente multiplayer, sem uma campanha que siga a história dos filmes. Eu ficaria muito contente se o jogo tivesse uma campanha que ao menos deixasse o jogador controlar os heróis (ou vilões) nos trechos do filme em que as batalhas dos mapas se baseiam. Não precisa recriar todas as cenas dos filmes, apenas as batalhas já seriam o bastante. Não seria tão mais complicado pra Dice desenvolver em cima desses mesmos mapas uma campanha simples, sem muitas cutscenes, que apenas colocasse cada jogador nessas batalhas do ponto de vista dos protagonistas. Seria uma forma bacana de situas os novos fãs na trama da Trilogia Clássica e uma boa forma de preparar terreno pros novos filmes.

Em Tatooine!
Claro que o modo multiplayer é divertido e rende muitas horas de diversão. Em pouco mais de um dia jogando, já cheguei no nível 11 e olha que sou péssimo jogando qualquer FPS multiplayer, a diferença é que aqui é Star Wars! Mal cheguei da Comic Con e passei a noite de segunda e terça jogando quase que exclusivamente Battlefront até o lançamento do mapa com a Batalha de Jakku. Não vou entrar em detalhes técnicos aqui mas os gráficos e o som estão lindos, os personagens estão devidamente recriados, bem como os cenários e a trilha sonora do jogo. Joguei Battlefront no Playstation 4 mas testei as versões pra XBOX One e PC e posso assegurar que a qualidade é a praticamente a mesma em todas.

Pilotando um Tie Fighter!
Os tradicionais modos multiplayer estão no jogo: mata-mata, tomada de território, cooperativos, todos voltados aos temas de Star Wars. "Rouba-bandeira" aqui vira Capture o Dróide, por exemplo. Gostei muito de pilotar as naves e veículos no jogo, principalmente as naves. O modo de batalha entre X-Wings/A-Wings vs Tie Fighters me lembrou dos clássicos jogos da série X-Wing vs Tie Fighter onde pilotar essas naves era algo inesquecível aos fãs.


Controlando Vader no tutorial.
Controlar Luke Skywalker ou Darth Vader bem como Han, Leia ou Boba Fett e o Imperador é demais! Luke e Vader tem mecânicas parecidas com o Sabre de Luz e os poderes da Força. Palpatine e Leia tem o poder da liderança o que permite com que eles gerem itens que ajudam os companheiros de time no modo Heróis vs Vilões ou mesmo nos outros modos que eles aparecem. Você pode estar no meio de uma partida do modo Supremacia, morrer e de súbito voltar como um dos heróis ou vilões pra auxiliar seus companheiros de time. Boba Fett é um caso a parte: ele pode voar por um tempo com seu Jet Pack e ainda disparar mísseis nos adversários. Cada personagem tem sua habilidade especial e isso é um diferencial e tanto na hora de jogar com eles.

Como um Imperial na Batalha de Hoth, invadindo a base
Rebelde!
Apesar do alto valor do jogo pro padrão nacional, não tem como não recomendar aos fãs. Os jogos pra nova geração de consoles infelizmente estão cada vez mais caros e isso é uma realidade que atinge a todos nós. Minha dica é jogar no PC já que na Origin o jogo custa menos que a metade do que cobram pelo jogo nas versões pra PS4 e XBOX One. Você não precisa de um PC ultra equipado pra jogar Battlefront, basta ter um mínimo de placa de vídeo e memória pra já conseguir rodar o jogo. Apesar de ser exclusivamente multiplayer, recomendo Battlefront a todos os fãs de Star Wars que curtem a ideia de recriar as batalhas clássicas dos filmes. Você pode jogar Battlefront com um amigo localmente com a tela dividida ou ambos podem entrar online nos muitos mapas do jogo e se divertir online com a tela dividida. Isso por si já garante muita diversão no universo de Star Wars!


---------------------------- Sobre a Batalha de Jakku - Possíveis Spoilers (?) ----------------------------

Apesar de ser uma batalha que nunca (?) será vista nos filmes e sim nos livros e HQs do Universo Expandido, a Batalha de Jakku é pelo visto o último confronto direto entre as forças do Império e a Nova República (assim chamada desde o livro Marcas da Guerra). Acredito que, pelo estilo do mapa do jogo, os Republicanos estão em vantagem na batalha e o Império faz ali sua última tentativa contra a Nova República. Acredito que essa batalha será retratada nos próximos volumes da Trilogia Aftermath de Chuck Wendig que a Editora Aleph vem publicando no Brasil. Não tenho mais a dizer sobre a batalha pelo que vi no mapa, como disse antes, o jogo não tem uma campanha e é nessas horas que falha em contextualizar os acontecimentos dos filmes. Temos mapas em Sullust, por exemplo, e nada lá parece ter qualquer relação direta com os filmes clássicos, apenas referências do Universo Expandido. A expansão é gratuita pra quem já tem o jogo então eu recomendo jogar sem grandes expectativas além do visual fora de série do mapa. Não é sempre que se vêem Star Destroyers em queda livre no céu... Se você quer ter uma ideia um pouco melhor do planeta Jakku e do que está por vir na história do planeta, leia Marcas da Guerra de Chuck Wendig, o livro dá uma visão muito mais ampla do lugar e dá pistas interessantes do que pode vir nos novos filmes. Battlefront é um grande jogo mas não espere grandes referências e/ou spoilers sobre o futuro da saga nos cinemas.

Isso é tudo o que o jogo entrega sobre a Batalha de Jakku... Sem grandes
spoilers!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Daniel Rockenbach, um estranho numa terra estranha que decidiu compartilhar suas leituras sobre ficção científica em suas mais diversas manifestações.



Seu instagram é @danielrockenbach.