2 de dezembro de 2015

A Força também está nas HQs

A Marvel foi a primeira editora a publicar as HQs de Star Wars, foi a única editora que acreditou no filme de 77 antes do lançamento e um dos únicos lugares onde os fãs acompanharam as aventuras de Luke, Leia, Han e Chewie depois do lançamento do Retorno de Jedi, em 83. Grandes autores que trabalharam nessas HQs como Howard Chaykin hoje tem os traços imortalizados com o lançamento de produtos com o traço dessas HQs, eu mesmo tenho camisetas e até um par de havaianas com a arte de Chaykin pra Star Wars. Essas HQs foram por um breve período o único Universo Expandido da saga até o lançamento da Trilogia Thrawn, de Timothy Zahn.

Nada mais justo, portanto, que o novo Universo Expandido da saga honre o legado e volte pra editora que consagrou Star Wars nos quadrinhos, a Marvel. Apesar do excelente trabalho que a Dark Horse fez nos últimos 23 anos, as HQs já mostravam sinais de desgaste apesar de boas séries como Knights of the Old Republic ou Legacy. Era esperado que, após a aquisição de Star Wars pela Disney, a franquia tivesse seus quadrinhos publicados pela Marvel já que ambas pertencem ao mesmo grupo e é esse material que chega agora no mercado nacional pela Editora Panini.

A HQ mensal Star Wars traz as aventuras de Luke e seus companheiros logo após a Batalha de Yavin. A Estrela da Morte foi destruída mas a Aliança Rebelde não venceu a guerra, apenas tirou do Império Galáctico sua arma mais terrível e com isso a possibilidade de ameaçar e controlar pelo terror os planetas da orla exterior da galáxia. Apesar de ser uma grande vitória, o Império ainda é forte e está aos poucos restabelecendo seu controle sobre a galáxia. A trama do primeiro número mostra Han Solo disfarçado como um emissário de ninguém menos que Jabba, The Hutt, num encontro com um agente imperial de alto escalão.

A negociação é parte de um engodo armado pelos rebeldes visando sabotar um dos maiores fornecedores do Império mas o desenrolar dos fatos acaba se mostrando ainda mais perigoso que nossos heróis esperavam, como sempre, nada sai como planejado... Esteticamente falando, o traço de John Cassaday traz uma série de referências visuais do Episódio IV, a maior delas nas roupas de Luke: o mesmo uniforme que ele veste no final de Uma Nova Esperança. O texto de Jason Aaron é ágil como uma HQ mensal deve ser e, no final, traz a promessa de um grande confronto pro próximo número.

A outra HQ, Star Wars: Darth Vader, traz um arco com o Lorde Sith onde ficamos sabendo que, após a destruição da Estrela da Morte na Batalha de Yavin, seu poder e autoridade dentro do Império foram reduzidos pelo próprio Palpatine. Aqui vai mais outra referência interessante: o oficial imperial Tagge, aquele que questiona a autoridade de Vader perante o Grão Moff Tarkin em Uma Nova Esperança, escapou do ataque à Estrela da Morte e agora é ele a quem Vader deve se submeter. Uma cena tensa do filme agora terá desdobramentos interessantes no novo Universo Expandido.

A trama começa intercalando o tempo presente quando Vader chega em Tatooine pra tratar com ninguém menos que Jabba e, um dia antes, a reunião com o Imperador em Corruscant onde Palpatine pune Vader pelo fracasso da destruição da Estrela da Morte. O quadrinho ainda traz Boba Fett e menções aos acontecimentos da série apresentada na outra HQ, Star Wars. O ritmo aqui é o mesmo da outra série, intenso e com um final que promete desdobramentos tensos pros próximos números. O roteiro de Kieron Gillen e a arte de Salvador Larroca não ficam devendo em nada pra qualidade da série de Aaron e Cassaday.

A Panini Brasil teve o cuidado de imprimir duas capas variantes pra cada edição sendo que uma das capas de cada HQ saiu com arte metalizada num lançamento exclusivo da Panini Comics. O próximo número de Star Wars: Vader trará a primeira parte uma minissérie com a Princesa Leia com o traço de Terry Dodson e texto de Mark Waid. As publicações trarão todos os meses os mais recentes quadrinhos da Marvel com o novo Universo Expandido de Star Wars. A tradução e a impressão estão excelentes, li o material original lançado nos EUA e garanto que o alto nível das HQs originais foi mantido pela Panini Brasil.

A HQ Star Wars com o selo Legends continua sendo publicada com o arco da HQ Star Wars lançado anos atrás pela Dark Horse. Apesar de não pertencer ao novo cânone da saga, são aventuras muito interessantes com os personagens e, assim como os clássicos do antigo Universo Expandido lançados pela Editora Aleph, merecem ser revisitados. Resta saber o que a Panini fará com o título quando o arco acabar mas eu acredito que seria interessante trazer de volta outras séries lançadas pela Dark Horse que são igualmente interessantes e agora estão sob o selo Legends. Recomendo a todos a leitura das novas HQs mensais de Star Wars e que a Força esteja com a Panini pra que ela continue o excelente trabalho!


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Daniel Rockenbach, um estranho numa terra estranha que decidiu compartilhar suas leituras sobre ficção científica em suas mais diversas manifestações.



Seu instagram é @danielrockenbach.