15 de abril de 2016

Procurando espelhos

*Resenha feita durante a Mostra Sci-Fi no MIS realizada entre 11 e 15 de abril no Museu da Imagem e do Som de Campo Grande, MS.


Poster do filme
Solaris foi escrito pelo escritor polonês Stanislaw Lem em 61 e foi adaptado aos cinemas em duas ocasiões: em 72 por Andrei Tarkóvski e 2002 por Steven Soderbergh. Do ponto de vista de quem leu o livro, existem poucas diferenças, mas essenciais, entre o romance e o filme de Tarkóvski. Quanto ao filme de Soderbergh, as únicas semelhanças estão nos nomes dos personagens, do planeta e em alguns pontos da trama, a versão norte-americana limitou-se a reduzir o romance e o filme de 72 a um romance fantástico. Pessoalmente considero o livro de Lem e o filme de Tarkóvski duas metades de uma mesma laranja excepcional. No livro de Stanislaw Lem, a discussão está em torno da comunicação, do contato entre espécies totalmente diferentes, da ausência do entendimento e até mesmo da falta de disposição no entendimento. No filme de Andrei Tarkóvski, bem como em toda sua filmografia, a discussão foca no que o ser humano realmente procura, um espelho: no caso de Solaris, o que procuramos no espaço nada mais é que um reflexo de nós mesmos e nossas próprias experiências. 

O protagonista, Kris Kelvin (Donatas Banionis)
O filme começa diferente do livro com o protagonista, o psiquiatra Kris Kelvin (Donatas Banionis), revisitando a casa onde cresceu pra se despedir do pai (Nikolai Grinko), que provavelmente não verá mais vivo novamente quando voltar da missão. Kelvin é encarregado de descobrir o que aconteceu na estação em órbita de Solaris, o motivo da tripulação ter cortado o contato com a Terra e se a missão deve ou não continuar, sua avaliação psicológica da tripulação é crucial pra avaliação do controle da missão. Logo somos apresentados ao piloto Henri Berton (Vladislav Dvorzhetsky), um amigo do pai de Kelvin que já esteve em Solaris e teve seu relatório desacreditado pela comissão de avaliação do controle da missão. Em seu relatório, Berton afirma que viu anomalias peculiares na superfície do planeta sendo uma delas uma criança descomunal, muito parecida com o filho de um dos tripulantes. No entanto, o vídeo da missão mostra apenas nuvens esparsas por sobre o oceano em Solaris, desacreditando completamente o relatório de Berton que insiste no que viu perante a comissão. Tudo que Berton quer é que Kelvin lhe dê um voto de confiança e avalie a situação com cuidado. Logo que a vista se encerra, Kelvin se despede de seu passado na Terra e logo o espectador é conduzido pra sua chegada à estação em órbita de Solaris.

A estação em órbita de Solaris

Solaris é uma anomalia cósmica. Um planeta que orbita duas estrelas, uma gigante vermelha e uma estrela azul, e que sofre tensões gravitacionais extremas, composto basicamente por um oceano, um lugar que não deveria existir no papel. A tensão gravitacional simplesmente deveria destruir o planeta e no entanto ele parece regular sua órbita, temperatura, pressão... tudo. Esse é o grande mistério do estudo da "solarística", como é mencionado no filme, no entanto, pra surpresa do protagonista e do expectador, existe muito mais pra se descobrir em Solaris. Logo que aporta na estação, Kelvin percebe uma estação abandonada, desolada e sem manutenção. Os outros tripulantes, Dr. Snaut (Jüri Järvet) e Dr. Sartorius (Anatoli Solonitsyn), ignoram a chegada de Kelvin e ele logo fica sabendo que seu amigo, o Dr. Gibarian (Sos Sargsyan), se matou em sua cabine. Kelvin logo acessa uma mensagem do amigo em sua cabine alertando que Solaris está além da compreensão humana. Ao se recolher aos seus aposentos, reflexivo, Kelvin mal sabe o que lhe espera ao despertar... A aparição de Hari (Natalya Bondarchuk), sua falecida esposa, é o primeiro sinal de que Solaris tem muito mais a esconder.

O oceano

Poster italiano, note a menção a 2001,
sugerindo Solaris como resposta
soviética ao clássico de Kubrick
O expectador é conduzido pela trama pelos olhos do protagonista que, na medida em que avança em sua relação com Solaris e os tripulantes da estação, vai se distanciando cada vez mais de seu propósito original e refletindo o que o Dr. Snaut fala em um determinado momento do filme, que nós não procuramos descobrir os mistérios do cosmos quando nos aventuramos pelas estrelas, nós procuramos espelhos. Tal reflexão dá a tônica do filme e pode muito bem ser evidenciada nas muitas ficções que encontramos, vide Jornada nas Estrelas / Star Trek que representa o alienígena da semana muitas vezes como um humano, quase sempre com qualidades e defeitos humanos. Claro que a boa ficção científico trata de mostrar a reação humana perante o desconhecido seja no espaço ou no futuro, a questão é que poucas ficções ousam abordar o universo como algo realmente desconhecido ao homem e é isso que temos em Solaris, tanto no livro de Lem como no filme de Tarkóvski.

Se o filme de Tarkóvski é ou não mesmo uma resposta soviética à 2001: Uma Odisseia no Espaço de Stanley Kubrick, não sei dizer, tampouco encontrei fontes que confirmassem que isso foi dito na época. Sei que estamos diante de grandes exemplos de boa ficção científica no cinema, filmes que ousam discutir o que realmente encontraremos entre as estrelas. Solaris merece ser visto e lido por todo fã da boa ficção científica. O filme pode ser encontrado em Blu-Ray pela Versátil Home Video numa excepcional edição especial com o filme, vários extras e um pôster. O livro será relançado em breve pela Editora Aleph, em nova tradução. Edições antigas, com outras traduções, podem ser encontradas ainda na Estante Virtual.



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Sentinela Positrônica é um Blog Parceiro da Editora Aleph.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Daniel Rockenbach, um estranho numa terra estranha que decidiu compartilhar suas leituras sobre ficção científica em suas mais diversas manifestações.

Seu instagram é @danielrockenbach.